Novidades
Treinamentos elevam desempenho do Setor de Logística
8 de julho de 2024
“Trabalhar com pessoas e estimulá-las constantemente não é algo que se possa fazer usando como ferramenta mecanismos de competição, onde cada um tem que se provar além do outro”. Essa reflexão, trazida por Liselena Bersch Neumann, sócia da Sulati, em seu livro “Em perspectiva” é uma boa forma de iniciar esse artigo. Isso porque o compartilhamento de conhecimento sempre será uma das alternativas encontradas pela empresa para incentivar os colaboradores. Sem ambiente de competição e com espaço para o diálogo, todos evoluem Lado a Lado. Foi assim que os treinamentos realizados na Sulati fizeram o Setor de Logística melhorar os índices de trabalho.
Conforme Diego Pederiva, Gerente de Logística na Sulati, Motoristas e Assistentes passam, anualmente, por diversas atividades que visam aumentar o conhecimento de cada um e a segurança como um todo. “Trabalhamos há décadas com a clareza de que as pessoas são a parte mais importante do negócio, por isso, treinamentos e a atenção aos colaboradores já fazem parte da história da empresa”, conta Pederiva. Mas foi no final de 2019, ao analisar alguns indicadores de desempenho da frota de caminhões e também dos Motoristas, que o time identificou a oportunidade e a necessidade de trabalhar ainda mais a segurança das operações de transporte através de treinamentos com a equipe.
Para ele, apostar e investir nas pessoas é o diferencial para qualquer empresa que deseja ter equipes com alta performance. “No Setor de Logística, esses treinamentos são fundamentais, pois a área sofre com frequentes mudanças e muitas adversidades no dia a dia. Também é importante ressaltar a evolução da tecnologia cada vez mais forte, algo muito positivo, mas que, para nos trazer resultados, devemos aprender a usá-la da forma correta”, salienta. De acordo com Pederiva, todos os colaboradores já participaram, em algum momento, dos treinamentos.
Quais são os treinamentos?
Para alcançar grandes resultados é preciso investir em treinamentos nas diversas áreas. Por isso, na Sulati, são realizadas as seguintes atividades de prevenção e preparo:
- Treinamento de Direção Defensiva
- Treinamento de Direção Econômica
- Treinamento de Frenagem Brusca
- Treinamento de Prevenção de Tombamentos
- Treinamentos sobre Tecnologia embarcada nos veículos
- Escola do Motorista em parceria com a Cooperativa Vale Log
- Conversas e feedbacks em particular com cada colaborador
De acordo com Diego Pederiva, Gerente de Logística na Sulati, alguns treinamentos são aplicados a grupos de colaboradores, o que proporciona discussões sobre os temas tratados e novas ideias muito produtivas. Outro método de treinamento muito usado, segundo ele, são as conversas e feedbacks individuais entre o gestor e o colaborador, tratando pontos de melhorias e também retornos positivos sobre o que vem dando certo.
Melhoria nos índices
Indicadores do trabalho desempenhado na Sulati tiveram melhorias associadas aos treinamentos capacitantes. Conforme Pederiva, desde o início de 2020, o Setor de Logística teve um aumento de 92% em quilômetros rodados, aumento do tamanho da frota em 66% e aumento no quadro de funcionários do transporte em 50%.
“Em paralelo a isso, conseguimos melhorar alguns itens de segurança, como picos de velocidade, onde conseguimos ter uma redução de 98,7% de velocidade excedida, que é de 80km/h. Tivemos também um melhor desempenho nas frenagens bruscas, no uso do freio motor, no aproveitamento de inércia e no desempenho de RPM dos veículos, proporcionando mais segurança, maior economia na operação e aumento da vida útil dos veículos”, conta. Segundo ele, tudo isso somente está sendo possível pela colaboração de toda a equipe e a consciência de que sempre terão mais e mais para aprender.
A partir destes resultados, o time espera manter os índices e uma operação segura, com zero acidentes, onde todas as pessoas possam voltar para casa em segurança. E que juntos, Lado a Lado, possamos aprender mais todos os dias.
Leia também: Acolhida, respeito, colaboração e trabalho em equipe: Encontro Vivencial 2024 deixou muitos legados