Novidades
Sulati participa do 4º Congresso Gaúcho de Liderança e Gestão
5 de fevereiro de 2024
Em busca de mais conhecimentos, parte da equipe da Sulati viajou para Porto Alegre no dia 20 de janeiro. O grupo participou do 4º Congresso Gaúcho de Liderança e Gestão, uma realização da Magia Treinamentos, com foco em donos de empresas, gestores, supervisores e todos que exercem ou pretendem exercer cargos de liderança.
Num dia inteiro de dicas sobre a forma de liderar pessoas e gerir sua operação, os participantes puderam ouvir os palestrantes Leonardo Castelo, presidente da 300 Franchising Exponencial, Thiago Reis, fundador da Growth Machine, Marcus Bernardes, criador do portal “A Magia do Mundo dos Negócios”, Tamara & Bianca Dewes, sócias-fundadoras da Hey Peppers!, Sandro Magaldi, coautor do livro “Gestão do Amanhã”, Luiz Gaziri, autor, professor, palestrante e consultor, Eduardo Müller, Diretor de Operações, Consultor e Sócio da Empresa JR, e Leandro Freitas, Empresário, Palestrante e Mentor.
Com tantos grandes nomes, os integrantes da Sulati, Odair Veturazi, Cláudia Rosane Hartmann, Patrícia Hendges, Thaís Endler Bouvié, Sandiele Strassburger de Bittencourt, Diego Pederiva, Alex de Cristo Gabriele, Gabriel Biasibetti, Guilherme Henrique Schneider, Liselena Bersch Neumann e Maria Paula Neumann, voltaram para casa com muitas reflexões. Afinal, conforme destacou Odair Veturazi, gerente operacional na Sulati, a expectativa quando você vai participar do congresso de liderança sempre é de aprender, agregar conhecimento, ter momentos de reflexão, filtrar e trazer para o dia a dia tudo o que você absorve durante as palestras. “Foram vários palestrantes abordando temas diferentes. Me emocionei com o Leandro Freitas, com sua humildade, simplicidade, com o amor pela família, e como ele ressalta “a felicidade é conseguir extrair grandes momentos nas pequenas coisas”.
Ele também destacou a apresentação de Luiz Gaziri. “Uma pessoa fenomenal, inteligente e estudiosa. Nos ensinou que a felicidade é a causa do sucesso, é contagiosa. A ciência comprova que felizes, nós rendemos mais em tudo o que fizemos e tudo conspira a favor ao nosso redor”, destaca. Já como aprendizado para o dia a dia, Veturazi comenta que entendeu a importância do treinamento e qualificar as pessoas para realizarem as tarefas da melhor maneira possível. “Por mais que a tecnologia esteja cada vez mais presente no dia a dia, são as pessoas que vão tornar tudo possível. Treinar, valorizar e motivar as pessoas a dar o seu melhor todo dia, essa é a função de um líder”, fala.
“Você tem escolhas! E as escolhas que você faz hoje, determinam seu amanhã”
Essa foi a frase favorita do evento na visão de Cláudia Rosane Hartmann, Coordenadora Administrativa na Sulati. “Gostei muito dessa frase citada pelo primeiro palestrante, Luiz Gaziri. Ele apresentou um estudo sobre a Ciência da Felicidade, mas penso que essa frase vai muito além de fazer escolhas hoje, para ser feliz amanhã. É muito mais ampla… em tudo! E a todo momento são nossas escolhas que determinam nosso caminho, e isso vale também para nossa vida profissional. As escolhas feitas por nós e pela empresa vão determinar onde ela vai estar no futuro, observa.
Segundo ela, participar do congresso foi algo novo e inspirador. “Como sempre, a Sulati não mede esforços para capacitar seus líderes e trazer oportunidades de aprendizagens e novos conhecimentos. Foi assim que me senti, extremamente agradecida por fazer parte dessa empresa, dessa equipe que sempre nos estimula a evoluir constantemente”, ressalta.
Quem também gostou muito do evento foi Patrícia Hendges, do Faturamento da Sulati. Segundo ela, a melhor palavra para descrever a participação é a inovação. “Acompanhar as novas mudanças prestes a chegar no nosso mercado, ter noção do que está por vir e ter em mente que será necessário acompanhar é desafiador e motivador ao mesmo tempo. É claro que será necessário sair da zona de conforto”, comenta.
Patrícia, que sempre acreditou que um líder de equipe precisa ser empata ao seu liderado, precisa ser colega e entender que ele está ali para somar, destacou uma reflexão especial de Sandro Magaldi: “Vejo que no mercado de trabalho atual existem vagas por todos os lados, por isso a importância de ser um líder que enxerga seu liderado como um aliado. Demandar trabalho, dividir funções, é diferente de mandar, de ordenar. É ser referência, ser a pessoa a quem ele busca para a resolução de qualquer problema”, analisa.
Já para Thaís Endler Bouvié, Analista de RH, participar do congresso foi muito produtivo, pois ela teve a oportunidade de aprender, mas também reforçar o que já sabia. “Percebi que, como empresa, estamos no caminho certo, valorizando pessoas e atitudes, e junto com elas buscando resultados”, comenta ela que também gostou muito da palestra de Sandro Magaldi: “Foi a parte mais produtiva, na qual ele falou sobre a liderança disruptiva (mesmo título do seu livro). Citou que as pessoas cada vez mais investem no trabalho que elas se identificam. Cada vez mais buscam lugares onde gostam de trabalhar e o principal pilar para isso acontecer é o líder.”
“Pessoas felizes são 31% mais produtivas e 300% mais criativas.”
Sobre se sentir bem no ambiente de trabalho, Sandiele Strassburger de Bittencourt, do Setor Comercial, lembra da palestra de Luiz Gaziri. Ele destacou que “estudos científicos demonstram que pessoas felizes são 31% mais produtivas e 300% mais criativas, que vendedores felizes vendem de 37% a 88% mais e que colaboradores felizes são mais motivados, atentos e apresentam sistemas imunológicos mais robustos”. Por isso, segundo ela aprendeu, quanto mais nos sentirmos felizes, mais nós seremos realizados no âmbito profissional. “A felicidade é a verdadeira causa do sucesso em nossas vidas”, ensina.
Sandiele também gostou muito da palestra de Sandro Magaldi. “Ele nos trouxe ensinamentos sobre liderança disruptiva, citando o exemplo do líder influente Jack Welch, que enfatiza a importância de ter uma visão clara como equipe de onde estamos indo, por que estamos indo e quais benefícios obtemos ao alcançar determinado objetivo”, pontua. Da mesma forma, Diego Pederiva, Gerente de Logística, se interessou muito pela fala de Magaldi, principalmente quando trouxe a frase do empreendedor norte-americano Jim Rohn: “‘Ou você diminui os seus sonhos, ou aumenta suas habilidades. A escolha é sua’. Nossos sonhos dependem de nosso esforço e escolhas diárias, tudo depende de nós”, analisa a partir da reflexão.
Pederiva também cita um aprendizado importante: “O grande diferencial para qualquer negócio são as pessoas, elas devem ser a maior prioridade. Conversar, ouvir, acolher e, o principal, ajudar a elevar o conhecimento, possibilitando o crescimento. E esse deve ser o papel do líder!”
Quais os principais deveres de um líder?
E por falar em líder, o evento também exemplificou as reflexões trazendo os principais deveres de um bom comandante de negócio. Confira os passos indicados:
1) Dê sentido
O que as pessoas vão ganhar por estar com você?
2) Se livre da bagunça
Deixe terreno livre para as pessoas trabalharem
3) Tenha o gene da generosidade
Ame o sucesso das pessoas
4) Divirta-se
Celebre todas as vitórias. Inclusive as pequenas
5) Assuma sua responsabilidade
O que você está fazendo com essa dádiva que recebeu?
Dicas anotadas, agora é hora de colocar em prática todos os ensinamentos. É assim que o time da Sulati cresce Lado a Lado.