Sulati

Novidades

Sulati no 1º Congresso de Liderança e Gestão de Pessoas

18 de junho de 2018

No dia 09 de Junho a Sulati esteve representada no 1º Congresso de Liderança e Gestão de Pessoas, organizado pela A Magia do Mundo dos Negócios em Porto Alegre. Os participantes compartilham agora um pouco do que aprenderam por lá com cada um dos palestrantes:

1º Congresso de Liderança e Gestão de Pessoas

1º Congresso de Liderança e Gestão de Pessoas

Segundo Liselena M. B. Neumann, a palestra de Chieko Aoki, gestora da rede de hotéis Blue Tree, foi inspiradora. Para Chieko, o papel do líder é desenvolver as pessoas e construir uma cultura de aprendizado e de desenvolvimento, pois nascemos com a capacidade e o impulso natural para o aprendizado. Nascemos com motivação, auto-estima, curiosidade e prazer no aprendizado. Para os líderes cabe o papel de criar os ambientes que estimulem o crescimento.

Para o líder também cabe o despertar nas pessoas a necessidade intrínseca de ir mais longe. Estimular a energia interna de mudar a realidade atual para uma realidade aspirada, almejada. Ainda assim, liderar é administrar a equipe para o atingimento de metas e objetivos, é administrar propósitos pessoais e coletivos, é inspirar o mercado. Motivar para ser protagonista na construção de algo maior.

Segundo Chieko, na Rede Blue Tree o propósito maior é pertencer à uma cultura baseada no Bem Cuidar, onde reaprender a conviver e aprender a cuidar uns dos outros é fundamental. A isso Chieko chama de Alma Blue Tree.

Ela enfatizou a valorização do ser humano de forma integral, o reconhecimento e a validação da existência do outro. E o outro considerando o colaborador, o cliente e o fornecedor. Sempre no intuito de perceber o outro, entender o outro e se colocar no lugar do outro. Chieko afirmou que o propósito da Blue Tree é que todas as pessoas que passam pelos seus hotéis saiam deles melhores do que quando entraram.

Percebe-se que a cultura japonesa faz-se presente na fala de Chieko quando ela cita o acolhimento, a dedicação, a humildade e o coração aberto, advindos da cerimônia do chá. Inclusive, a folha de árvore azul, símbolo dos hotéis, chama-se Aoki, sobrenome de Chieko. Para ela, na concepção de humanizar os negócios e aprofundar as relações, a empresa deve ouvir o que não está sendo dito, ver aquilo que é invisível e entender o objetivo do cliente, buscando criar uma conexão humana e personalização no atendimento.

“Para mim, a fala da Chieko Aoki foi forte, concisa e ao mesmo tempo suave. Acaba unindo duas nacionalidades, duas culturas, dois povos e desta mescla consegue encantar os clientes com o acolhimento brasileiro e a doçura dos japoneses.”

Cassiano da Rosa, Vendedor, ressalta as faltas de Thiago Concer e Alexandre Pellaes. Segundo ele, Thiago aborda a liderança nos dias de hoje, sendo que não ser bom não serve, e preciso ser ótimo, excelente. Para isso, precisamos estar mais preparados à cada dia. É necessário estudar, desenvolver e aplicar. Ele também afirma que a equipe é a cara do gestor. É o gestor a pessoa que motiva, dá metas e faz acontecer. Além de recrutar, avaliar, incentivar, reconhecer, acompanhar e oferecer feedback. Uma das frases que marcaram Cassiano, foi:

“Não tem bom treinamento que consiga corrigir um mal recrutamento.”

1º Congresso de Liderança e Gestão de Pessoas

1º Congresso de Liderança e Gestão de Pessoas

Já Alexandre Pellaes, segundo Cassiano, falou com os presentes sobre Trabalho e Gestão. Para ele, o trabalho nos exige presença, ou seja, você precisa estar decidido a fazer, tem que saber o que quer, criar um propósito. Muitas vezes reclamamos e não temos a noção de quanto valor o nosso trabalho tem para a empresa, afirma Alexandre. Precisamos aprender a limpar nossas lentes quando elas ficam foscas e sem visão, pois cada um tem uma capacidade imensa pra contribuir. A frase que mais marcou Cassiano, foi:

“O trabalho é uma forma de amor, que só se realiza quando a intenção virá ação.”

1º Congresso de Liderança e Gestão de Pessoas

1º Congresso de Liderança e Gestão de Pessoas

Para Gustavo Facchini, Coordenador Comercial da Sulati, foi um dia de muito aprendizado, conhecimento e trocas de ideias. Assistimos palestrantes renomeados por todo Brasil, entre eles Luis Artur Nogueira, jornalista, economista, que com amplo conhecimento falou sobre “O Futuro Econômico e as Eleições 2018”. Foi uma ótima palestra, interativa e focada no cenário econômico Brasileiro e Mundial. Nogueira trouxe alguns destaques do mundo, que são interligados nos negócios Brasileiros. Inclusive enfatizou que o crescimento global de 2018 será de 4% e o PIB Brasileiro cresce cerca de 2% em 2018. Portanto, o Brasil precisa ampliar seu cardápio de exportações, buscar oportunidades na crise e no pós-crise. Usando as palavras de Nogueira, “o Brasil é maior do que qualquer governo.”

1º Congresso de Liderança e Gestão de Pessoas

Outro palestrante que chamou a atenção de Gustavo foi Wilson Calé, psicoterapeuta e diretor da empresa Face a Face Treinamento Humano, focada em Treinamento e Desenvolvimento através de uma abordagem de Gestão Integral do Ser Humano. Wilson Calé, durante sua explanação, dirigiu-se para suas experiências no exterior, principalmente na Índia. O palestrante enfatizou um tema muito importante no nosso dia a dia: “como transformamos o ‘vício’ emocional em ‘competência’ emocional” e também destacou sobre o quanto nossas conexões são mais profundas quando lidamos com pessoas, afinal “o ser humano é um aprendizado a cada encontro.”

1º Congresso de Liderança e Gestão de Pessoas

1º Congresso de Liderança e Gestão de Pessoas

Por fim, Maria Paula Neumann, Coordenadora de Faturamento na Sulati, salienta a fala de Bob Floriano, que atua no mercado de comunicações desde 1980. Ele é apresentador de televisão com sucessos representativos em sua carreira como Shop Tour, Grupo Pão de Açúcar, Jornal Fala Brasil e atualmente a Casas Bahia. Seu amplo conhecimento na área da comunicação e publicidade o coloca dentre os profissionais mais conhecidos e conceituados no ramo.

Tendo esta vasta experiência em comunicação, Bob Floriano foi o intermediador entre as demais palestras e abordou dicas para se preparar para falar em público, destacando que: devemos nos preparar com o assunto, não ter medo de errar ao falar em público, utilizar todos os recursos que o nosso corpo oferece e acima de tudo ser confiante no assunto que está abordando.

1º Congresso de Liderança e Gestão de Pessoas

1º Congresso de Liderança e Gestão de Pessoas

Maria Paula também pontua a palestra de Eduardo Tevah, que reúne a vivência prática como gestor e consultor de grandes empresas nacionais e internacionais. Atualmente é reconhecido como um dos grandes nomes do Brasil nas áreas de Liderança, Vendas e Mudança Comportamental de Equipes. Eduardo Tevah é escritor de 5 livros, que já somam mais de 300 mil exemplares vendidos.

Tevah abordou em sua palestra que existem dois tipos de profissionais no mercado: os bons de resultados e os bons de desculpas. Em qualquer empresa, devem haver metas e todos precisam estar engajados para que os resultados sejam satisfatórios para todos, tanto em aspectos profissionais, como pessoais.

Ele garante que hoje, dentro das empresas, o feedback deve ser: positivo – correção – positivo. Ou seja, o feedback deve começar com um elogio, passar para a parte da correção e finalizado com mais um elogio. Desta forma o feedback garante mais retorno do que aquele em que o líder dá um retorno sem saber como está o trabalho do colaborador e somente corrige, não elogia o que o colaborador já está fazendo corretamente.

Finalizou pontuando que a motivação é peculiar à cada indivíduo. A empresa deve estar preparada a sair da gestão de pessoas e entrar na gestão da individualidade, ou seja, tratar cada colaborador do seu jeito e não generalizar toda a equipe.

1º Congresso de Liderança e Gestão de Pessoas

 

1º Congresso de Liderança e Gestão de Pessoas

E assim a equipe Sulati segue aprendendo e crescendo Lado a Lado.

1º Congresso de Liderança e Gestão de Pessoas

Outras novidades

dia familia 192

IV Dia da Família Sulati

Na manhã do dia 09 de novembro aconteceu mais uma edição do Dia da Família Sulati, que desta vez teve como tema os 40 anos da empresa. Realizado nas dependências… [ + ]

palestra-lise2

Liselena aborda programas da Sulati no Negócios em Pauta

Durante a conversa, um dos assuntos que mais chamou a atenção do público presente foi o Grupo de Estudos realizado na empresa.

festa40anosSulati4

Sulati celebra seus 40 ANOS de história

Para celebrar o aniversário de 4 décadas, a direção da empresa reuniu familiares, colaboradores, parceiros, amigos e comunidade para uma festa na noite do dia 13 de setembro, na ACISAM… [ + ]

Mais novidades