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Reload Sindilojas 2015

27 de março de 2015

Aconteceu mais uma edição do Reload Sindilojas no dia 26 de março em Lajeado. Liselena M. B. Neumann, sócia proprietária da Sulati, esteve presente e conferiu as palestras de dois grandes nomes do universo empresarial: Dulce Ribeiro e Marcelo Caetano.

Coach certificada pela Federação Internacional de Coach, mestre em Ciências Sociais com ênfase em antropologia das organizações e parte da equipe de coaches do Instituto EcoSocial, Dulce abordou os ensinamentos relacionados ao tema Liderança Empreendedora, o Caminho para o Resultado.

Segundo ela, os Líderes devem proporcionar espaço, liberdade, aceitar a possibilidade do erro e incentivar a cooperação entre o grupo provocando, desta forma, o pensar, a troca de ideias, a criação, a inovação e a mudança de processos. E nesse processo de criação, na troca de ideias, não existe hierarquia, afinal, como seres humanos, somos todos iguais.

E há outro tópico importante: a confiança mudou, passou do olho no olho para a negociação com quem não vejo na compra virtual. Esta por sua vez ameaça todos os empresários que apostam em vendas presenciais, em ponto de venda. Assim, a empresa deve buscar ser mais humana, pois o cliente exige respeito. Dessa forma criamos laços de confiança para garantirmos nossa reputação no mercado.

Para a Liselena, as palavras-chave dessa palestra foram respeito, confiança e reputação. Ela também adorou duas breves histórias contadas pela palestrante, que exemplificaram o assunto abordado. Primeiro, a “História dos Tijolos”: três pedreiros empilhavam tijolos e aos três foi feita a mesma pergunta: por que empilhas os tijolos? O primeiro respondeu rapidamente: ora, para empilhar. O segundo disse: vou fazer uma parede. O terceiro se levantou, limpou suas mãos e respondeu: vou com estes tijolos construir a Catedral da minha cidade.

Segundo, o que aconteceu na “Fábrica de Paletós”: alguns funcionários eram responsáveis pelo corte dos paletós e sentiam-se muito frustrados, pouco motivados. A empresa organizou então um desfile, onde os modelos eram os próprios funcionários, que vestiam peças confeccionadas por eles. Todos foram convidados a assistir. A emoção de ver o produto finalizado foi incrível!

Assim, Liselena avalia: “todos da equipe devem gostar do que fazem, e principalmente ver sentido no que fazem. ‘Preciso me ver, fazer parte do todo.’ No processo da Sulati, onde me encaixo, qual é o valor do meu trabalho? Devemos ajudar o outro a encontrar o sentido do seu trabalho.”

Caetano, o segundo palestrante do Reload Sindilojas, atua como empresário: é sócio-diretor da Solução Comercial/VendaMais e está há mais de 18 anos no mercado de vendas. É autor dos livros “Vendedor Fiel Cliente Fiel” e “Chega de Desconto” e teve participação no título “Gigantes das Vendas – Os 50 Maiores Nomes de Vendas do Brasil”. Ele é considerado um dos melhores especialistas em vendas do país.

Ele compartilhou com os participantes algumas dicas bem importantes como, por exemplo, sempre que possível chamar seu cliente pelo nome, afinal, as pessoas adoram ser reconhecidas. É preciso trabalhar com um mix de gentilezas e é aí que entra também a importância de sempre buscar agregar mais valor ao produto. “O que posso fazer de diferente agregando algum serviço, alguma facilidade para o meu cliente?” Para tanto, a ideia de desconto precisa ser freada, afinal, o que é importante é o conhecimento sobre o que é vendido e a empresa deve proporcionar treinamentos aos seus funcionários com essa finalidade. Inclusive, se um produto é novo, é essencial que o treinamento seja rápido, afinal o novo dura pouco e vale muito. Segundo o palestrante, “o problema do circo é quando o trapezista acha que sabe voar.”

Para o cliente é fundamental a confiabilidade, o relacionamento, a qualidade, o preço e o prazo de entrega. Mas para o empresário é importante estabelecer uma conexão com esse cliente. Entendê-lo, ouvi-lo e fazer perguntas, como, por exemplo, porque ele parou de comprar? Após, é necessário reunir as respostas e propor ações com base nelas. Liselena ressalta que, para ela, “os vendedores devem ter ouvidos roucos”, ou seja, devem ouvir mais do que falar e perguntar aos seus clientes: o que vamos resolver juntos? O que vamos colocar na sua loja juntos?
Como exemplo, Marcelo citou a Gazin, que exige que ao final do dia cada vendedor ligue a todos os clientes que foram atendidos por ele, mas que não efetuaram a compra, convidando-os a realizar outra visita.

Segundo a Liselena, as duas palestras foram extremamente relevantes e com certeza os aprendizados serão abordados no interior da Sulati.

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