Novidades

Muito além de ler um livro: saiba como funciona o Grupo de Estudos da Sulati
23 de outubro de 2025
O Grupo de Estudos da Sulati é uma oportunidade de ir além. De obter conhecimentos, refletir sobre temáticas pertinentes ao trabalho e mergulhar em histórias inspiradoras para a vida. Vai muito além de ler um livro. E quem explica como funciona o Grupo de Estudos da Sulati é Mardi Rohr, Consultora de Desenvolvimento Humano.
Segundo ela, essa edição trouxe o livro “Líderes se Servem por Último”, de Simon Sinek. A escolha se deu pelo conteúdo transformador que ele oferece, ao mostrar que grandes líderes colocam as pessoas em primeiro lugar e constroem ambientes seguros, cooperativos e de confiança.
“O livro dialoga diretamente com os desafios reais que vivemos no nosso setor – da logística ao atendimento – e nos ajudou a refletir sobre como queremos construir a cultura da Sulati para o futuro, sempre alinhados aos valores organizacionais”, destaca. Por isso, para ela, conduzir essa edição foi uma experiência enriquecedora e inspiradora.

Conforme Mardi, o grupo demonstrou grande engajamento, disposição para refletir e, principalmente, coragem para mudar. “Foi muito além de ler um livro – nos conectamos com ideias profundas e as traduzimos em práticas vivas no dia a dia da liderança. A cada encontro, fortalecemos laços e ampliamos nosso repertório de atitudes humanas e eficazes”, diz. As reflexões mais importantes foram:
- A importância de liderar com empatia e não apenas com foco em resultados;
- O que faz a equipe se sentir segura no ambiente de trabalho;
- A influência dos químicos sociais (dopamina, serotonina, ocitocina e endorfina) nas relações de trabalho;
- A diferença entre um líder que inspira e protege e um chefe que apenas cobra;
- A necessidade de romper padrões nocivos, como a cultura do medo ou da desconfiança;
- A construção do pertencimento genuíno, onde ninguém precisa usar máscaras para ser aceito.
Por fim, ela percebeu líderes mais humanos, mais conscientes do impacto que causam nas pessoas e mais preparados para conduzir suas equipes com responsabilidade emocional. “Alguns passaram a escutar mais, outros começaram a reconhecer com mais frequência os esforços dos seus times. Houve momentos emocionantes, de reconhecimento, de valorização, de autorreflexão profunda e decisões de mudança real”, diz.
Mardi ainda ressalta a conexão entre os participantes que também cresceu, gerando um espírito mais colaborativo entre setores. Mas, acima de tudo, líderes mais comprometidos em ouvir a equipe. “O Grupo de Estudos não é apenas sobre ler um livro. É sobre se transformar como pessoa e como líder. É um espaço de troca, aprendizado e fortalecimento da cultura que queremos viver”, comenta.
Leia mais: Lideranças da Sulati participam de treinamento de comunicação

Sulati 

